Entre um trabalho e outro, dou uma paradinha... só para respirar. Passo por aqui e imagino estar entre almofadas ou sentada no tapete. Leio, escuto música, relembro filmes e trilhas sonoras (eu adoro !!!). Penso até no que incomoda ou revolta...não fujo! Lembro das amizades presentes e distantes, dos momentos felizes, engraçados ou picantes. Sinto saudade. Reorganizo as idéias e aí dá para relaxar. De quando em quando penso no trabalho ou assuntos voltados à minha área de atuação, mas não é este o objetivo principal. Quando sobra tempo, deixo uma postagem sobre estes temas e quero muito agradar. Vem comigo ! Deixe um comentário ou mande um e-mail. Vou adorar !

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Deusa Themis - "Mitologia Grega"

Em tempos remotos, a humanidade não conseguia explicar a Natureza e seus fenômenos. Por isso, tentava explicar por meio  de mitos, o que não conseguia fazer de outra maneira. Desta forma, considerava os fenômenos como "deuses". Surgiam, assim, histórias e aventuras que explicavam o mundo de maneira prática e poética. A este conjunto de mitos e histórias deu-se o nome de Mitologia.


A mitologia grega possui uma das mais criativas e extensas obras de toda a história: Teogonia, de Hesíodo e a Ilíada e Odisséia de Homero. Até a Ciência se valeu de nomes de deuses mitológicos para batizar diversos planetas.
Sabe aquela bela mulher, sem venda, que era representada segurando uma balança na mão direita e uma espada na mão esquerda? Tratava-se da Deusa grega Themis, filha de Urano e Gaia, considerada símbolo da ordem e do Direito divinos. Costumava-se invocá-la nos juramentos perante os magistrados. Por isso, consideravam-na a Deusa da Justiça.
Themis significa "aquela que é posta, colocada". A equivalência romana era a deusa "Justitia”. Themis era representada como uma divindade de olhar austero e seus olhos ainda não eram vendados. Ela segurava uma balança em uma das mãos, o que representa o equilíbrio entre as partes.


A imagem da Themis, com venda nos olhos se deu por meio de artistas alemães no século XVI. A venda nos olhos representa a imparcialidade. Suas decisões eram justas e fundamentadas na sabedoria das leis. Ela não via diferença entre as partes em litígio, fossem ricos ou pobres, poderosos ou humildes, grandes ou pequenos. Suas decisões, justas e prudentes, não eram fundamentadas na personalidade, nas qualidades ou no poder das pessoas, mas na sabedoria das leis. Hoje, mantida ainda a venda, o objetivo permanece o mesmo. Pretende-se conferir à estátua de Themis a imagem de uma Justiça que embora cega, concede a cada um o que é seu sem conhecer o litigante. Imparcial, não distingue o sábio do analfabeto, o detentor do poder do desamparado, o forte do fraco, o maltrapilho do abastado. A todos, aplica o reto Direito.

Infelizmente, o que vemos nos dias atuais quanto à Justiça não é isso. Presencio rotineiramente uma Justiça que ouve falar de corrupção, preguiça, ausência de boa vontade, incompetência, descaso com a coisa pública, injustiças, mas, por ser cega, não as vê. Vejo uma Justiça sufocada pelo excesso de trabalho, demora para solucionar as demandas sejam grandes ou pequenas, condenando-se pela sua própria limitação. Uma Justiça que pobre e debilitada pela falta de recursos, não tem condições materiais de atualizar-se. Uma Justiça que quer julgar, mas não consegue. Esta não é a minha Justiça. Mas, a Deusa grega Themis conseguia presidir suas reuniões com seriedade e obrigava os poderosos a ouvirem de modo respeitoso as contribuições dos menores. Themis trazia o princípio da lei Maior, o amor. Quanto à espada, esta simboliza a luta pela justiça, dando-nos o entendimento que devemos buscá-la sempre, mesmo por meio da luta. Existem vários questionamentos sobre a serpente que é pisoteada por Themis e o livro a seus pés. Mas, a estátua de Themis original não trazia tais componentes. A origem disso, ninguém explica. Se alguém souber, ficarei grata com a contribuição. Abraços a todos, 

3 comentários:

  1. Estou começando agora, apenas no primeiro período do curso de Direito, estou amando estudar e aprender como funciona os dogmas e as zetéticas jurídicas. Acredito em Deus e creio que Deus vai me ajudar. Esse é um sonho que está se realizando. Ainda há um longo caminho pela frente, e,quanto mais se aprende entende-se que nada sabe, temos que estar atualizados, quem sabe um dia não nos encontramos nos fóruns por aí até lá fica meu abraço e continue nessa sua batalha. bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá Silano,

    Fico feliz quando vejo pessoas contagiadas e envolvidas com a questão do direito e da Justiça. Torço por você e peço que não desanime. É de pessoas assim que precisamos. Boa sorte em tudo na vida. Abraços

    Marcinha

    ResponderExcluir
  3. To caminhando, em breve chego lá.... Direito! Também tenho o meu direito. rsrsrsr

    ResponderExcluir