Entre um trabalho e outro, dou uma paradinha... só para respirar. Passo por aqui e imagino estar entre almofadas ou sentada no tapete. Leio, escuto música, relembro filmes e trilhas sonoras (eu adoro !!!). Penso até no que incomoda ou revolta...não fujo! Lembro das amizades presentes e distantes, dos momentos felizes, engraçados ou picantes. Sinto saudade. Reorganizo as idéias e aí dá para relaxar. De quando em quando penso no trabalho ou assuntos voltados à minha área de atuação, mas não é este o objetivo principal. Quando sobra tempo, deixo uma postagem sobre estes temas e quero muito agradar. Vem comigo ! Deixe um comentário ou mande um e-mail. Vou adorar !

sábado, 28 de maio de 2011

"Qual é a Cor do Amor"

Hei pessoal, olha só, o PRÊMIO do ESTADÃO chega à sua QUINTA edição. Só que agora, ele traz um belo desafio. Os participantes irão precisar colocar a música na letra inédita de Cazuza. A letra foi liberada pelos pais do cantor, João e Lucinha Araújo. A poesia foi escrita em 1989 e tem um nome lindo: “Qual a Cor do Amor?”. Seja o parceiro musical de Cazuza nesta canção? As inscrições começaram no dia 14 de maio e vai até o dia 22 de junho. Os interessados devem compor uma canção para os versos publicados abaixo e enviar suas gravações até o dia mencionado, ou seja, 22 de junho. Leia o regulamento. Advinha quem são os jurados convidados ? Olha só, Nilo Romero, produtor de vários álbuns de Cazuza, ajudará um grupo de jornalistas do Estado, presidido pelo pianista Amilton Godoy a escolher quatro finalistas. O quinto virá de uma votação pela internet. Esses cinco finalistas serão entregues a um colegiado de pessoas que melhor conheceram Cazuza para darem o veredicto: Nelson Motta, Frejat, Nilo Romero e Zuza Homem de Mello, além dos pais João e Lucinha Araújo. Um show de Frejat em homenagem a Cazuza será feito em São Paulo. Na ocasião, o vencedor vai mostrar a canção pela primeira vez. Procure na net demais informações.


Já se inscreveu? O que está esperando? Esta pode ser sua oportunidade.



Esta é a letra:

Qual a Cor do Amor?
(Cazuza) - 1989

Primeiro é o beijo
Quente, procurado
A língua procurando a outra
E vendo se a boca combina
Se combina o beijo
Meio caminho andado
Depois é a pele
Se a textura vale
O pêlo com pêlo
Ou o pêlo com o seu pêlo
Ou os pêlos com meu pêlo
Ou o medo
Depois o cheiro
Um procura no outro
O cheiro de colônia ou
O Cheiro de prazer
E os dois se embriagam
Ou vão até o banheiro
Depois a cor
O amor tem cor?
Cada amor tem uma cor
Cada beijo tem uma cor
Cor de caramelo doce
Cor de madrugada fria
(Ed. Warner Chappell)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

"Mércia Mikie Nakashima" - Dez mulheres são assassinadas por dia no Brasil "

Olá pessoal,

Fará dois anos que MÉRCIA NAKASHIMA foi assassinada. O acusado e seu comparsa, Mizael Bispo de Souza e Evandro Bezerra da Silva, passados mais de 400 dias se encontram foragidos. Por isso, deixo aqui um artigo falando sobre violência contra a mulher e mencionando o caso de MÉRCIA. Conheço a família e me solidarizo com eles. Sei que a luta e a dor daqueles que conviviam com Mércia é grande e espero que as autoridades se empenhem no sentido de localizar e prender o acusado. Penso que a omissão e descaso das autoridades constituídas é tão criminosa quanto de qualquer outro criminoso. Após, para nunca esquecermos o fato, assistam ao vídeo que foi feito em homenagem a ela. Vamos lá ?

Às portas do terceiro milênio, a violência contra a mulher ainda é um drama e um problema social a ser enfrentado. É incrível como ainda ouvimos pessoas que tiveram e tem acesso à educação dizerem “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”. Gente !!!! esta frase é extremamente ultrapassada e nada inteligente.

Eu fico pensando, a humanidade vivencia uma grande evolução tecnológica. Encurtaram-se as distâncias, descobriram-se curas para doenças e os cientistas conseguiram até clonar animais.

Mas a sociedade não consegue acabar ou diminuir a violência contra a mulher. Sinceramente, a meu ver seria algo tão mais simples, pois é uma questão de educação, conscientização e mudança de comportamento. Por que investir no ser humano é tão difícil ?

A tão famosa Lei Maria da Penha é muito bonita no papel, mas na prática não tem alterado as estatísticas nem surtido o efeito esperado. Não se consegue colocá-la em prática por total descaso político. Os programas ali existentes não foram implementados na maioria dos municípios brasileiros.

Olha só, mais da metade das mulheres vivem abaixo da linha de miséria (essas mulheres nem sabem que existe esta discussão e nem sabem da existência de uma Lei chamada Maria da Penha).

A violência contra a mulher é bastante democrática. Ela atinge as miseráveis, as pobres e também aquelas possuidoras de condições financeiras e conhecimento. De acordo com as últimas pesquisas em termos de violência contra a mulher, realizada pelo instituto Sangari, nos últimos dez anos, DEZ MULHERES SÃO ASSASSINADAS por dia no País, isso mesmo, DEZ MULHERES SÃO ASSASSINADAS POR DIA no Brasil, por seus maridos, companheiros ou namorados.

Gente, isso é muito sério. Vocês sabem qual é o mais importante dos direitos? Pois é, a nossa Constituição Federal responde isso no artigo 5º. Diz que nosso maior direito é a VIDA. (Esse direito é protegido em nossos dias ?).



Lembram-se desses nomes ?

SANDRA GOMIDE, DANIELA PEREZ, ELOÁ PIMENTEL, ELISA SAMUDIO ? Só para relembrar:

1) Em data de 28 de dezembro de 1992, a atriz DANIELA PEREZ, então com 22 anos, foi assassinada com 18 golpes de tesoura, por Guilherme de Pádua e Paula, sua ex-esposa. Agora ele se encontra muito feliz, como pastor de uma igreja;

2) Em agosto de 2000, a jornalista SANDRA GOMIDE, com 31 anos, foi assassinada com dois tiros pelo ex-namorado Antonio Marcos Pimenta Neves, jornalista e diretor do jornal O Estado de São Paulo. O crime já completou mais de dez anos e Pimenta Neves – réu confesso, julgado e condenado em 1ª. e 2ª. instância até pouco tempo se encontrava livre como um passarinho;

3) Após cem horas em cativeiro, cujas imagens foram acompanhadas por toda a população brasileira através do rádio, da TV e dos jornais, terminou o cárcere privado de ELOÁ, de quinze anos, alvejada na virilha e na cabeça por seu ex-namorado Lindemberg Alves.

Providências urgentes e efetivas precisam ser adotadas pelas autoridades competentes, tanto na fase policial como na judicial. Caso contrário, a próxima vítima poderá ser a mãe, a irmã, a nora, a cunhada, a sobrinha ou a filha de qualquer um de nós. A próxima vítima pode ser você, mulher, que agora lê este artigo. E mais, a população precisa aprender a cobrar, a denunciar, a exigir providências e não cruzar os braços e ficar em casa esperando....eternamente esperando. Não basta se indignar ! Para se ter uma idéia MIZAEL, o acusado foragido estava ou ainda está aqui em Guarulhos, sob o nariz da policia, passeou, foi ao shopping, pessoas viram, mas nada disseram.Ele estátão tranquilo com a impunidade que fica andando pela cidade como se nada tivesse acontecido. Isso não sou eu que estou dizendo, foi matéria veiculada na TV e todos sabem. 

Quanto ao caso de Mércia, peço licença para falar do quanto é especial. Cidadã guarulhense, libriana, uma menina linda, advogada que para se formar precisou batalhar muito e alternar sua vida entre trabalho e estudo, cheia de vida, com muitos objetivos de trabalho e sonhos de viagens, 28 anos de idade, com uma vida pela frente. Que poderia ser filha de qualquer um de nós. Indignada com as injustiças, cheia de idéias. Falava pouco, tinha muitos colegas, mas amigos mesmo podia se contar nos dedos. Vaidosa, adorava perfumes, sapatos, bolsas, roupas, cabelereiro...assim como qualquer uma de nós. O gosto de ajudar os outros sempre a acompanhou. “Clau”, sua irmã e que sempre foi amiga e confidente pode confirmar isso. Gostava muito de azul e de vermelho. Em sua formatura em direito, na UNG, estava linda de vermelho. Delicada, sincera, sensível. Adorava a vovó. Tão mimada por dona Janete, sua mãe, que sempre a chamava de meu “neném”. Gostava de se levantar cedo, de pão fresquinho e de patê de sardinha. Quando alguém dizia a ela que estava bonita, costuma responder “Eu sou chic, benhê”. Amava de paixão seu sobrinho “Gu”, filho de seu irmão, o Márcio. Ela tinha esta característica, adorava agradar, dando presentinhos e no final do ano era uma loucura. Confiava nas pessoas. Morria de medo de água. Adorava o Sol e quando entrava na piscina, era somente na infantil. Todos sabiam disso e virou motivo de piada. Sempre gostou do nome MAYARA e agora, esse nome foi dado a sua sobrinha, filha de Clau que nasceu recentemente.

Esta história poderia ter um final feliz se no dia 23 de maio, MÉRCIA NAKASHIMA não tivesse sido seqüestrada, após deixar a casa da avó nesta cidade de Guarulhos.

No dia 10 de junho, o carro de Mércia foi localizado dentro de uma represa na cidade de Nazaré Paulista, (bem próximo daqui de Guaru), após uma denúncia anônima. No dia seguinte, um corpo do sexo feminino foi encontrado boiando na represa. Familiares identificaram como sendo o de Mércia. O assassino ou assassinos, segundo o perito, usou de extrema crueldade contra ela, pois provocou ao menos cinco fraturas e um tiro no rosto da advogada, vindo a mesma a desmaiar e morrer afogada. Até o momento, os dois acusados, encontram-se foragidos e o mínimo que se deseja é que a polícia seja diligente, encontre e prenda esses indivíduos. Esta tragédia que se abateu sobre esta família, assim como em tantas outras famílias, não pode ficar impune. O que se deseja é uma medida rápida.

“Há quem diga que a justiça tarda mais não falha, eu continuo acreditando que a justiça que tarda já falhou”.

Em discurso na Câmara dos Vereadores, aproveitei a oportunidade para, com a autorização da família, solicitar que nosso Legislativo Municipal envide esforços no sentido de formar uma comissão que acompanhe o processo penal, bem como, obtenha informações, acompanhe e cobre as buscas dos foragidos, evitando, desta forma que tal episódio não caia no esquecimento como tantos outros, uma vez que o que se quer é JUSTIÇA. A Câmara do Município nunca se manifestou à respeito.

(* Por Márcia Regina Feliciano – advogada e ex-delegada de polícia )