Entre um trabalho e outro, dou uma paradinha... só para respirar. Passo por aqui e imagino estar entre almofadas ou sentada no tapete. Leio, escuto música, relembro filmes e trilhas sonoras (eu adoro !!!). Penso até no que incomoda ou revolta...não fujo! Lembro das amizades presentes e distantes, dos momentos felizes, engraçados ou picantes. Sinto saudade. Reorganizo as idéias e aí dá para relaxar. De quando em quando penso no trabalho ou assuntos voltados à minha área de atuação, mas não é este o objetivo principal. Quando sobra tempo, deixo uma postagem sobre estes temas e quero muito agradar. Vem comigo ! Deixe um comentário ou mande um e-mail. Vou adorar !

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dia do Músico - 22 de novembro

Euterpe 
Vocês já imaginaram como seria a vida se não existisse música? Se pessoas talentosas  decidissem não mais mostrarem ao mundo os sons maravilhosos que podem sair de um instrumento, de vários e até de suas cordas vocais? Não consigo imaginar a vida sem música. Aliás, até penso que música e vida são palavras sinônimas. Uma depende da outra. Hoje, é dia do músico - 22 de novembro e por isso, parabenizo todos os músicos que nos encantam com suas obras, peças, composições, interpretações e inclusive, aqueles que muitas vezes nem percebemos: arranjadores, maestros,  produtores musicais etc.
Deixarei aqui um pouquinho da história deste dia. É sempre bom saber, não é ?
Dia 22 de novembro é o Dia do Músico. Quem não gosta de cantarolar, dançar, interpretar ou simplesmente ouvir uma boa música? Ao longo dos anos a música teve papel importante, sendo alvo inclusive de censura, tanto as letras quanto os próprios músicos. Aliás, músico é uma profissão pouco reconhecida. Muita gente acha que músico é aquele que tem dom e, por isso, se dá bem na vida, sem precisar trabalhar. Porém, a verdade é bem diferente. Com ou sem um dom nato, o músico precisa estudar muito. Hoje em dia, já existe até curso de nível superior para formar esses profissionais. O que muita gente não sabe, é que existem quatro maneiras de um profissional ser considerado um músico. Ele pode ser arranjador, intérprete, regente ou compositor.
A história do Dia do Músico começou com a promulgação da Lei nº 3.857, de 22/12/1960. O dia de comemoração é 22 de novembro, pois esse é o Dia de Santa Cecília, considerada padroeira dos músicos. A tradição conta que Cecília, quando jovem, cantava com tanta doçura que certa vez um anjo desceu do céu só para ouvi-la cantar. Existe também uma história da mitologia grega que narra um acontecimento marcante que gerou, a pedido dos deuses, nove musas para cantar as suas vitórias. Uma delas chamava-se Euterpe, considerada a musa da música, chegando a fazer parte do cortejo de Apolo, o deus da música. 
Abraços
Marcinha